quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Culpa é das Estrelas

A história é contada por uma paciente com câncer que tem apenas 16 anos de idade, chamada Hazel Grace. Ela é uma jovem e desde os treze anos sofre com um câncer na tireoide que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar.  Os médicos estão convencidos que ela está deprimida já que passa muito tempo pensando na morte, sendo assim ela é instruída a frequentar um Grupo de Apoio liderado por Patrick (que sofreu câncer nos testículos, como mencionado no livro), o único adulto. Segundo Hazel, a única coisa que salvava o grupo era um menino chamado Isaac, com quem ela nunca conversava verbalmente, apenas por meio de suspiros, ele tem um câncer nos olhos, que o fez perder um olho e agora está prestes perder o outro.
Em um dia desses Hazel está determinada a ficar em casa, porém, depois da insistência de sua mãe, acaba indo assim mesmo ao grupo de apoio. É nesse dia que ocorre a mudança repentina da história da vida dela: ela conhece Augustus Waters, um garoto com osteossarcoma em remissão e melhor amigo de Isaac, por quem ela não consegue evitar se apaixonar.  Enquanto Augustus teme o esquecimento e está desesperado por deixar uma marca no mundo, Hazel não se importa com isso, ela acha que é uma granada e que quanto menos pessoas ela machucar quando explodir é melhor e ela vê o esquecimento como inevitável para todos.

É uma linda história amor intenso e extraordinário.  É uma história de superação não só de uma doença, mas também da perda, de relacionamentos interrompidos e de famílias despedaçadas, mostra o afastamento, o isolamento e o preconceito. O autor através de Hazel e de Gus nos educa um pouco mostrando o cotidiano e a superação dos pacientes portadores de câncer, bem como as vitórias, derrotas e a superação.

Nenhum comentário: